O que é plástica gengival?

A plástica gengival está ligada à estética bucal, trazendo mais qualidade de vida para quem tem algum problema na boca.

Porém, os benefícios dessa cirurgia de pequeno porte vão além disso.

Saiba mais a seguir.

Plástica gengival: definição

Esse tipo de cirurgia é um procedimento simples e rápido feito no próprio consultório dos dentistas.

O objeto é claro: fazer correções estéticas no tecido da gengiva do paciente.

Dessa maneira, é possível, entre outras coisas:

• Alterar o tamanho da gengiva
  • Consertar desalinhamentos
  • Mexer nos contornos
  • Modificar a espessura

Ou seja, o procedimento visa deixar a gengiva com a aparência mais natural possível, deixando o sorriso mais bonito.

Em quais situações serve este procedimento?

Além de a plástica gengival ser indicada para pessoas incomodadas com a aparência da sua estética bucal, o procedimento também pode ser feito em alguns casos específicos.

São estes:

•       Excesso de gengiva: também chamada de hipertrofia, esse problema se caracteriza pela grande quantidade de tecido, chegando a cobrir a dentição;
  •       Retração gengival: aqui, acontece o oposto, com a pessoa tendo falta do tecido na gengiva, a ponto de, em alguns casos, deixar as raízes dos dentes expostas;
  •       Contorno irregular: neste caso, a gengiva apresenta “desníveis”;
  •       Gengiva escura e com manchas: problema causado por próteses ou tratamento de canal;

Requisitos para a cirurgia e demais procedimentos

Para a realização da plástica nas gengivas, o paciente precisa estar com a saúde geral em dia, além de a higiene bucal estar perfeita (incluindo o controle de placas bacterianas).

Existem alguns grupos de pessoas que esse procedimento não é indicado. São eles:

• Fumantes
  • Diabéticos graves
  • Hipertensos
  • Grávidas
  • Soropositivos com taxas virais elevadas

O método usado na plástica gengival é o deslocamento do tecido de acordo com a necessidade.

Há casos em que é preciso retirar um pouco do tecido, e fazer um enxerto em outro local.

O pré-operatório consiste em o paciente controlar a placa bacteriana, além de tomar anti-inflamatórios e antibióticos (todos prescritos pelo dentista).

No pós-operatório, o paciente precisa ter cuidado redobrado com a higiene bucal e comer alimentos leves.