O aparelho móvel pode ser utilizado para realizar movimentações nos posicionamentos dos dentes ou alterações ósseas na arcada dentária!
O que é aparelho ortodôntico móvel?
O aparelho móvel possui uma estrutura diferente do aparelho fixo e pode ser retirado sempre que necessário. Por conta disso, muitas pessoas desejam utilizá-lo, porém seu uso envolve muitas questões a serem analisadas, como estágio de vida do paciente e problemas apresentados. Sendo assim, somente o profissional da área saberá avaliar quando ele deve ser utilizado.
Sobre o tratamento
Um dos principais pontos da utilização do aparelho móvel é que ele requer a participação do paciente, que precisa utilizá-lo adequadamente durante todo o processo. Ao contrário do que muitos imaginam, nem sempre ele é utilizado exclusivamente durante a noite.
Além disso, é preciso realizar as manutenções necessárias, as limpezas e tomar todos os cuidados que forem recomendados pelo dentista para que o tratamento tenha o efeito esperado. Caso contrário, o tempo de uso pode aumentar.
Entre as recomendações gerais estão a higienização adequada, que requer cuidado e delicadeza. O mais adequado é utilizar água e sabão neutro e, somente depois, escovar com creme dental.
Indicações
Como existem diversos tipos de aparelhos móveis, eles podem ser indicados em diversos casos. Conheça os mais comuns:
Aparelhos móveis funcionais: servem para estimular, inibir ou direcionar o crescimento e o posicionamento da mandíbula e da maxila. Costumam ser utilizados em crianças e jovens em fase de desenvolvimento.
Extrabucal: costuma ser utilizado em crianças, com o propósito de controlar o crescimento da arcada superior e movimentar os dentes para trás. Também pode ser usado para criar espaço entre dentes apinhados, evitando remoções permanentes. Possui uma fita de nylon que fica posicionada atrás do pescoço ou na cabeça, além de um arco facial externo.
Precisa colocar o aparelho móvel? Entre em contato e agende uma avaliação!