Limpeza Dental

A limpeza dental feita profissionalmente é importante para manter seus dentes sempre saudáveis e higienizados, mesmo que você realize os cuidados básicos em casa!

O que é limpeza dental?

Apesar de ser conhecida popularmente como limpeza dental, o procedimento realizado é a profilaxia dentária. Ele deve ser realizado regularmente para manter a higiene bucal e costuma ser feito também antes de exames de rotina, para que sejam percebidos problemas dentais antes que eles se agravem.

Por mais que você faça a escovação dental após as refeições e utilize o fio dental, é possível que se acumule tártaro, placa bacteriana e manchas que deixam o sorriso amarelado. Além disso, caso o acúmulo não seja tratado, eles podem evoluir para problemas mais graves como inflamações na gengiva (gengivite) e doenças periodontais.

Sobre o tratamento

Antes da limpeza, o dentista realiza uma avaliação da boca, para verificar se existem outros problemas que necessitem de cuidados específicos. Depois, ele inicia o tratamento, que inclui raspagem, alisamento e polimento dos dentes.

O procedimento pode ser feito manualmente, por meio de instrumentos específicos ou por aparelhos de ultrassom, jato de bicarbonato ou borrachas e escovas de polimento apropriadas. O intuito é melhorar a aparência dos dentes, deixando-os mais brilhantes e limpos, além de reduzir a formação de tártaro e o acúmulo da placa bacteriana.

Quando ocorre sangramento, não significa que houve ferimentos, mas sim que já há uma inflamação na área da gengiva. Além disso, a limpeza pode ter de ser repetida mais de uma vez, dependendo da quantidade de tártaro e placa bacteriana que foram acumulados.

Em casos de bom controle de placa bacteriana, o tratamento pode ser realizado a cada seis meses. Já quando há uma doença periodontal, é necessário realizar as raspagens de tártaro com maior frequência para que o problema se estabilize.

Indicações

Pacientes de todas as idades podem realizar a limpeza dental. Em crianças, a profilaxia pode ser feita com uma pequena escova, pasta profilática e aplicação de flúor.

Vale ressaltar, que é importante comunicar ao dentista o histórico médico, pois, apesar de ser um procedimento seguro, em alguns casos é preciso realizar a limpeza dental por meio da profilaxia antibiótica para evitar que sejam disseminadas bactérias nas vias circulatórias.

Quando o paciente usa marca-passo, também é importante avisar ao profissional, pois a limpeza dental tem que ser realizada com instrumentos manuais e não pode ser feita por meio de ultrassom para não causar a despolarização do dispositivo.

Venha realizar a limpeza dental para obter um sorriso mais bonito e cuidar da sua higiene bucal!